<$BlogRSDUrl$>

2005/04/07

Formação cansativa...

Cá estou eu de volta, agora com alguma energia para escrever qualquer coisinha, já recuperada (quase) do cansaço que ontem me invadiu... Mas que fique registado que não é conversa fiada... que se acuse quem nunca ficou derreadinho depois de um dia inteirinho de formação intensiva (ou cansativa) em sala??? Vá... digam lá...
Pois esta que vos escreve passou todo o diazinho de ontem fechada numa sala, com mais oito colegas e respectivo formador, sem janelinhas para o exterior e, logo, luz natural e, não sei o que será pior, com o ar condicionado desligado... uma bela sauna...
Ora, para além do "belíssimo" ambiente (e da companhia), juntou-se o facto fundamental de o tema da formação pura e simplesmente já não fazer sentido para mim... muito bem, pode ser sempre válido o argumento de que "o saber não ocupa lugar", mas há que concordar que se os conhecimentos nos chegarem no momento certo, ou seja, quando deles precisamos ou nos interessam, ou mesmo para nos envolver numa dada actividade, a sua eficácia será tanto maior...
Teria feito sentido há dois ou três anos atrás, quando a solicitei e estava mais envolvida num dado processo, do qual fui sendo gradualmente afastada apesar do meu interessse, até perceber finalmente que a minha contribuição não era lá muito bem vinda, porque demasiado pertinente... há quem não goste muito de se sentir ultrapassado nos conhecimentos que é suposto dominar não é?
Esta acção de formação afigura-se agora como uma obrigação que ainda vou ter de suportar durante mais quatro dias de reclusão... sendo que amanhã já há mais (e tinha logo de ser a uma sexta!!!), mais um dia em que vou ter de sair mais tarde, em que vou ter de estar a ouvir debitar informação que não me interessa, mais um dia em que vou chegar a casa cansada e oca de ideias...

<<<<< De Volta ao Piropo