<$BlogRSDUrl$>

2005/06/13

Tradição...

Hoje é dia de Santo António de Lisboa e dia de cumprir uma tradição lisboeta... É verdade... como lisboeta que sou e desde que me lembro de ser gente que cumpro a tradição da visita a Santo António neste dia 13 de Junho... é algo que está para além de uma perspectiva religiosa unicamente... de certa forma, é uma manifestação forte de um traço cultural bairrista que se tem vindo a perder...
Forma-se uma fila para comprar o "pãozinho" do Santo, minúsculo, que se guarda e se mantém intacto de um ano para o outro, para que, diz o povo, nunca falte o pão na casa de quem contrbui para as obras do Santo... forma-se uma segunda fila para aceder ao pequeno templo, tocar o retrato "milagroso", recolher um cravo e assistir à missa ... forma-se, finalmente, uma terceira fila para aceder a um dos recantos mais característicos deste evento... a passagem pela cripta, onde se reverencia uma reliquia do Santo e onde, de acordo com a tradição popular, estaria localizada a casa onde nasceu Fernando de Bulhões...
Em resumo, muita gente, muita confusão, muito ruído, mas sobretudo, muita fé, muito respeito, muita tradição, muita curiosidade, algum cansaço, um pouco de tudo aquilo que leva pessoas a esperar mais de uma hora para "visitar" aquele que, de acordo com a crença do povo, é o Santo padroeiro da cidade de Lisboa, remetendo para segundo plano o São Vicente e os seus corvos...
Questões religiosas aparte, esta é daquelas tradições que não me importo de cumprir... faz-me recordar do tempo em que era uma cidadã de Lisboa e não somente uma lisboeta-nata... mas, sobretudo, tem a capacidade de me ajudar a reflectir sobre os meus problemas, a recuperar o meu rumo, a recolher energias, a acreditar que muito é possível...

<<<<< De Volta ao Piropo